Curso Grátis De Eletrônica Online



Conteúdo geral do curso grátis de eletrônica online

Componentes e Teoria de Circuitos

Introdução geral

Introdução a eletrônica

Componentes passivos

Componentes eletromecânicos

Pilhas e baterias

Conceitos básicos de circuitos

Teoria básica de semicondutores. Diodos

Transistores bipolares

Transistores de efeito de campo

Tiristores

Transdutores

Circuitos integrados

Técnicas de análise de circuitos eletrônicos

 

Circuitos Analógicos e Digitais

Fontes de alimentação

Amplificadores operacionais

Amplificadores de áudio

Amplificadores de RF

Filtros passivos e ativos

Osciladores de áudio e de RF

PLLs e outros circuitas análogos

Portas lógicas e flip-Flops

Circuitos digitais de lógica combinatória

 

Circuitos digitais de lógica sequencial

Conversores A/I) I D/A

Memórias e outros circuitos digitais

Eletrônica aplicada

Circuitos de áudio

Circuitos de controle de potência

Circuitos para o automóvel

Circuitos de alarme e segurança

Circuitos de medição e teste

Circuitos telefônicos e de comunicação

Circuitos de controle remoto

Circuitos de vídeo e mistos

Projeto eletrônico assistido por computador

índice analítico de eletrônica básica

Ferramentas para o tralho eletrônico

Montagem de protótipo em protoboard

Montagem e soldagem de componentes

O multímetro analógico O multímetro digital

Manuseio do modulo de ensaio básico MM

Como organizar a área de trabalho

Desenvolvimento e planejamento de projetos

Projeto e fabricação de circuitos impressos

Uso de circuitos impressos universais

Carcaças para projetos eletrônicos

Montagem e teste de projetos

Manuseio de instrumentos

Como testar componentes eletrônicos

Dissipadores de calor

A blindagem

Como projetar a placa de um aparelho

Segurança para os pesquisadores

Projetos SMT:

Montagem superficial Projeto de circuitos impressos em computador

Projetos de eletrônica que estão no curso

Alarme básico contra ladrões

Luz de velocidade variável

Fonte de energia lixa de 5V a12v

Controle de iluminação

Temporizador de eventos curtos com relê

Amplificador de áudio com transistores

Luz intermitente com relê

Fonte de energia variável de 1 a 25V

Pré amplificador para microfone

Rele de estado sólido com triac

Indicador de linha telefônica em uso

Testador audível de continuidade

Sirene eletrônica

Amplificador de áudio com circuito integrado

Detector de nível de água

Controle de velocidade de motores DC

Amplificador de áudio de alta potência

Luz noturna automática com relê

Temporizador de eventos longos

Gerador de áudio variável

Medidor com barra de LED

Interruptor ativado por som

Interruptor infravermelho

Monitor de bateria para carro

Bem-vindo ao extraordinário e fascinante mundo da eletrônica, a ciência que, mais do que nenhuma outra revolução tecnológica, transformou a humanidade, e sem a qual não poderíamos viver, trabalhar e interagir com outras pessoas. A eletrônica nos proporciona entretenimento, conforto e informação, permite a comunicação com nossos semelhantes, facilita o desenvolvimento de nossas habilidades e, de um modo geral, faz com que nossa vida diária seja não somente mais fácil, mas também mais interessante e produtiva. Então, por que não estudar eletrônica?

O eletroalerta é líder no ensino e divulgação de tecnologia eletrônica em todas as suas variantes, apresenta seu Curso Prático de Eletrônica Moderna, uma obra absolutamente inovadora que o leva gradualmente através da eletrônica desde os princípios básicos até as aplicações mais importantes. Nela você conhecerá as leis com as quais se baseia esta ciência, as peças que servem de elos para a construção de circuitos e sistemas reais e as técnicas para que a passagem da teoria à prática seja uma experiência agradável.

Desenvolvido com a metodologia do “aprender fazendo” do próprio Eletroalerta Curso Prático de Eletrônica Moderna foi escrito e organizado de forma muito simples, agradável e didática, com parágrafos curtos e concisos e centenas de ilustrações que reforçam e esclarecem as idéias expostas. Como complemento imprescindível incluíram-se numerosas experiências, projetos e procedimentos práticos, com instruções claras e precisas para que você possa comprovar por si mesmo a teoria e conhecer como trabalham as peças, circuitos e sistemas eletrônicos.

Se seu campo de interesse é a eletrônica, este curso é para você!. Ele é dirigido a estudantes, professores, técnicos, de uma forma geral, a todas aquelas pessoas que desejam iniciar-se no estudo da eletrônica, atualizar seus conhecimentos neste campo ou fazer da mesma uma profissão para o seu futuro. Também será de grande ajuda para os amantes da eletrônica “lava você mesmo,” que adoram construir seus próprios equipamentos eletrônicos e fazer inovações ou reparos em equipamentos existentes.

Atualmente, a eletrônica é o setor tecnológico de mais rápida expansão e um dos que registra os maiores índices de vendas e de geração de emprego. Praticamente não existe um único lugar do planeta aonde não haja algum tipo de aparelho eletrônico, nem nenhum campo da atividade humana aonde não esteja presente a eletrônica de uma forma ou outra. Definitivamente, o mundo moderno não seria concebível, e nem possível, sem a existência da eletrônica.

Como futuro profissional da eletrônica, você adquirirá com este curso conhecimentos técnicos fundamentais para o seu desenvolvimento como cidadão do amanha. Também obterá satisfação pessoal e econômica, economizará dinheiro e conseguirá reconhecimento profissional. Junte-se ao crescente número de pessoas que têm feito da eletrônica sua profissão ou hobby. O mundo precisa cada vez mais de pessoas como você e este pode ser seu primeiro passo nessa direção Parabéns!

Introdução a eletrônica

O mundo da eletrônica

Componentes eletrônicos

Circuitos e sistemas eletrônicos

A eletrônica é uma das tecnologias-chave do final do século XX e do
começo do século XXI. Nós nos surpreendemos com seus feitos, mas dependemos diariamente dela para viver, trabalhar, nos divertir e interagir com outras pessoas. Este capitulo é uma introdução ao fascinante mundo da eletrônica moderna, seu impacto em nossa vida diária, suas aplicações e seus elementos conceituais.

O mundo da eletrônica

A eletrônica e. sem dúvida, a ciência de mais rápido crescimento das últimas décadas. Isso se deve ao fato de ter invadido praticamente todos os campos da atividade humana. Graças à eletrônica desfrutamos de relógios digitais, televisores e rádios portáteis, sintetizadores de música, telefones celulares, computadores pessoais, videogames, equipamentos de som,  e uma lista interminável de produtos que mudaram para sempre nossa maneira de viver, trabalhar e interagir com os outros.

Aparelhos eletrônicos comuns. Muitos desses desenvolvimentos da tecnologia eletrônica mudaram para sempre nossa maneira de viver, trabalhar e interagir com os outros.

Os circuitos integrados são os produtos mais notáveis da revolução micro eletrônica.

A eletrônica e os sistemas eletrônicos são aplicações práticas dos princípios gerais da eletricidade. A eletricidade é uma forma invisível de energia originada pelo movimento de cenas partículas diminutas chamadas elétrons livres. Estas partículas, ao circular massivamente através de determinados materiais, formam correntes elétricas e produzem efeitos físicos importantes como luz, calor, movimento, som. magnetismo, etc.

A eletrônica trata fundamentalmente do controle das correntes elétricas e, portanto, dos efeitos produzidos pelas mesmas. Em outras palavras, a eletrônica é a ciência da domesticação dos elétrons.

A eletrônica moderna tem sido impulsionada principalmente pelo desenvolvimento de componentes para manipular a corrente elétrica das mais diversas formas. Alguns desses componentes têm sido fundamentais nesse processo. O primeiro deles, que representou a passagem da era elétrica para a era eletrônica, foi o tubo de vácuo, inventado cm 1906. Posteriormente surgiram o transistor 1948). o circuito integrado 1962), o microprocessador (1974) e o microcontrolador (1982).
Sem dúvida, os grandes feitos da eletrônica moderna têm sido possíveis graças ao milagre da microeletrônica, a ciência de fabricar circuitos integrados, formados por milhares de componentes eletrônicos, sobre uma pastilha delgada ou chip de silício de no máximo 5 mm de área e 0.5 mm de espessura.

Os chips eletrônicos estão em todas as partes, desde as calculadoras de bolso até as naves espaciais que exploram outros planetas, dos computadores pessoais às próteses biônicas para deficientes.

O microprocessador Um dos chips que mais tem transformado a história da humanidade o microprocessador. Este pequeno artefato, um dos avanços-chave da tecnologia deste século, tem aberto novos horizontes e novas possibilidades em quase todos os campos da atividade humana. A lista de aplicações dos microprocessadores ó extensa e impressionante. Se na primeira revolução Industrial as máquinas subsistiram a força dos músculos, em nossa em pós-industrial os microprocessadores estão substituindo a potência do cérebro

Os componentes eletrônicos

 

Se você observar, sob a ótica de um principiante, o interior de um sistema eletrônico tal como um rádio, um televisor, um equipamento de som ou um computador, o muito provável que se sinta intimidado e desmotivado a estudar eletrônica, À primeira vista, tudo parece tão complicado que pode-se pensar que a eletrônica é somente para gênios, cientistas ou intelectos superiores. Ainda bem que em eletrônica as coisas são muito mais fáceis do que aparentam ser. Isso acontece por duas razões fundamentais.
Em primeiro lugar, mesmo que os sistemas eletrônicos consistam de uma grande quantidade de componentes ou peças, estas últimas se agrupam em um número muito limitado de tipos básicos, cada qual com suas próprias variantes. Em secundo lugar, os componentes se agrupam formando circuitos que cumprem funções determinadas. Novamente, ainda que um sistema eletrônico possa consistir de muitos circuitos, estes pertencem a um número limitado de categorias básicas. A combinação de circuitos dá origem a sistemas, que isso é utilizados em comunicações, controle de potência, áudio, vídeo, entretenimento e outras aplicações.

Resumindo o circuito completo é dividido em grupos ou estágios.

Continua >>>