Como e Quando Nasceu a Eletrônica







Cronologicamente, podemos dizer que a Eletrônica nasceu com a descoberta do efeito termoiônico: um filamento, quando aquecido ate a incandescência, possui a propriedade de emitir elétrons.

Este efeito foi descoberto em 1883 pelo cientista norte-americano Thomaz Alva Edison, por isso também e chamado de efeito Edison.
Alguns anos depois, o engenheiro inglês Sir John Ambrose Fleming encontrou uma aplicação pratica para este fenômeno, inventando a primeira válvula termiônica que era um conjunto de eletrodos metálicos acondicionados numa ampola de vidro sem ar (vácuo), e cujas conexões se prolongavam externamente na forma de pinos de ligação, como numa lâmpada elétrica. Ela ficou sendo chamada de válvula,diodo ou apenas diodo, e começou a ser usada na retificação e de modulação (ou detecção) de correntes elétricas.
Cerca de 20 anos mais tarde, por volta de 1906, o engenheiro americano Lee De Forest inventou a válvula triodo (ou audion), largamente utilizada nos estágios de amplificação dos apare lhos de som.
Depois da invenção de Forest, outros tipos de válvulas surgiram, como consequência natural da evolução tecnológica. Entre eles citamos tetrodo o pentodo, empregados na amplificação e oscilação, que são partes independentes de um receptor de radio por exemplo.
A partir destas invenções o avanço da Eletrônica acelerou-se de um modo vertiginoso,possibilitando a construção de um número cada vez maior e diversificando os aparelhos eletrônicos que se tornaram indispensáveis à vida do homem.

Na época da II Guerra Mundial sentiu-se a necessidade da construção de aparelhos portáteis de menor tamanho, mais leve e mais eficiente do que aqueles equipados com válvulas Depois de muitas pesquisas surgiu o transistor, que foi a resposta para todas estas exigências (figura 3).
A invenção do transistor, em 1948 valeu um prêmio Nobel a três cientistas dos laboratórios da Companhia Bell Telefone, nos Estados Unidos. São seus inventores: Walter Brattain, John Bardeen e Willian Shockley

O funcionamento dos transistores depende das propriedades físicas de certos materiais semicondutores como o. “germânio” e o “silício”. Dai a denominação de dispositivos semicondutores para designar esses componentes. Como os materiais semicondutores são sólidos, a de nominação componentes de estado sólido (do inglês Solid State) também é muito comum neste caso.

Com o aparecimento do transistor e com a utilização da técnica de montagem em placas de fiação impressa (os chamados circuitos impressos) teve início uma nova era no campo da eletrônica a miniaturização.