Curso Grátis De Programação De Microcontrolador

eletronica para iniciantes

Curso Grátis De Programação De Microcontrolador

Nosso curso terá como base o PIC16F84-A, que atualmente ainda é o melhor PIC para iniciar os estudos dessa grande família de microcontroladores da Microcip. Como ele não tem todos os periféricos que a microchip pode oferecer, ele se torna simples de programar, e o melhor detalhe é que o set de instruções não muda quase nada de um PIC para outro, isto é, aprendendo o PIC16F84 você conseguirá aprender qualquer outro, bastando ler o datasheet par saber os nomes dos registros especiais… bom… mas isso fica para as próximas aulas.

Nosso Curso será muito mais prático do que teórico, o que implica que você terá que ter em mãos os recursos de um laboratório de eletrônica e um computador. Em termos de laboratório, o material é simples: Um protoboard para as montagens, um PIC16F84-A, um cristal de 4 MHz, capacitores, led´s chaves, display LCD, display de 7 segmentos, interface RS232, fonte de alimentação, conectores DB9, um gravador de PIC, etc… O computador acima ou igual a um Pentium 100 já é suficiente.

Durante as aulas vamos abordar os circuitos e os componentes que vão ser necessários você providenciar, a maioria dos componentes são de baixo custo.

Para finalizar, lembre-se que sua dedicação aos estudos e aos experimentos práticos é que vai dar subsídios para você realmente aprender a programar os microcontroladores.

Ambiente Integrado de Desenvolvimento Mplab

O MPLAB é um programa que tem a função de um gerenciador, para o desenvolvimento de projetos com a família PIC de microcontroladores. É distribuído gratuitamente pela Microchip, fabricante dos PIC’s.
O MPLAB integra num único ambiente o editor de programa fonte, o compilador, o simulador e quando conectado às ferramentas da Microchip também integra o gravador do PIC, o emulador etc.
O Programa fonte, ou simplesmente fonte do programa é uma seqüência em texto, escrita numa linguagem de programação que será convertida em códigos de máquina para ser gravado no PIC.
O Compilador é o programa que converte o fonte em códigos de máquina.
O Simulador é programa que simula o funcionamento da cpu (PIC), conforme o programa fonte que está sendo desenvolvido.
O Projeto no MPLAB é um conjunto de arquivos e informações que diz ao ambiente integrado qual o PIC que estamos usando, qual freqüência de clock, qual a linguagem de programação usada, qual o layout das janelas etc. Enfim o projeto é o nosso trabalho de uma forma global. E para ele guardar todas essas informações basta salvar e fechar só o projeto, sem se preocupar em fechar todas as janelas abertas no ambiente integrado.
É importante lembrar que o MPLAB se integra ao ambiente Windows, permitindo cópia de arquivos, de textos de um aplicativo para outro de uma forma bem simplificada.

Ver completo >>>