Como fazer montagens eletrônicas

eletronica para iniciantes

Como fazer montagens eletrônicas

Montagem e soldagem de peças
A correta instalação e soldagem de uma peça eletrônica no circuito impresso é um fator determinante, tanto para o bom funcionamento do projeto, como para a qualidade e boa apresentação do mesmo.

Para a montagem de um circuito impresso se necessitam basicamente de três ferramentas muito simples e fáceis de se conseguir que são: um ferro para soldar, um alicate de ponta pequena e um alicate de corte. O mais aconselhável é que o estudante ou pesquisador de eletrônica adquira ferramentas de boa qualidade desde o princípio, mesmo que isto signifique um investimento alto nesse momento. Desta forma, desde que haja um manuseio adequado, garante-se uma ferramenta que durará anos, visto que uma ferramenta de má qualidade teria que ser substituída várias vezes gerando novos custos.

3.1 Montagem das peças
A montagem das peças no circuito impresso é fácil e simples.
Para realizá-la de maneira correta, deve-se levar em conta alguns fatores, os quais, se forem aplicados com freqüência, proporcionam maiores chances de que os aparelhos construídos por nós funcionem bem e tenham uma ótima apresentação.
Na prática, descobre-se que 80% das falhas de um projeto são causadas por erros de montagem e por soldas mal feitas.

Antes de iniciar a montagem devemos nos assegurar de que temos disponíveis todas as peças do circuito. Isto é necessário para que não tenhamos que suspender a montagem por falta de alguma das peças. Além disso, se por alguma razão não se puder obter todas as peças, você terá perdido todo o trabalho realizado com as outras peças, desperdiçando tempo e dinheiro.
Na seleção das peças devemos utilizar aquelas que tenham sido projetadas para aquele circuito impresso, já que algumas vezes, a mesma peça pode ter diferentes apresentações (variando sua forma e tamanho). A montagem em si consiste em instalar as peças no circuito impresso, deixando-as prontas para o processo de soldagem. Para realizar esta tarefa existem diferentes métodos, como veremos a seguir.

Ver completo >>